Como preparar um bom churrasco?

churrasco
O verão e a época de férias combinam perfeitamente com um bom churrasco. E a maior preocupação de quem vai organizar esse evento é conseguir atender a preferência de cada convidado, alguns optam por carne bem passada, outros mal passada e ainda temos os vegetarianos. Mas para garantir a satisfação de todos preparamos algumas dicas para facilitar a preparação do seu evento. Vamos nessa?

Como escolher a carne?

A carne deve apresentar cor bem avermelhada e com aspecto marmorado, ou seja, com fibras brancas em sua superfície, pois o marmoreio garante que a carne fique macia e suculenta quando pronta. Os cortes com cores escuras e sem brilho podem estar nas prateleiras por muito tempo e já não estão tão frescas, o melhor é evita-las. Já no caso da picanha, você deve ficar atento que a gordura que a recobre é necessária e a peça completa não deve ultrapassar 1,1 kg pois as peças com peso superior ao citado podem conter partes de coxão duro.

Qual a quantidade por pessoa?

Cada pessoa come em média de 300 a 500g de carne. Lembrando que essa quantidade é de prato principal para pessoas adultas, não estando incluso os acompanhamentos (asinhas, linguiça e coração). Alguns aplicativos para celular, como o “churrascômetro” ou a “calculadora de churrasco” podem ajudar em seus cálculos.

Como temperar?

O sal grosso é a opção clássica de tempero para churrascos, contudo cada tipo de carne merece um toque especial.

Frango: Pode ser temperado com sal fino, alho e pimenta do reino. Outra opção são as ervas como, tomilho e erva doce. Se você prefere a carne marinada, vinho branco ou suco de laranja são os ideais.

Porco: Fica ótimo quando combinado com mel. Portanto, pode ser marinado em uma mistura de suco de laranja e mel.

Carne vermelha: Esse tipo de carne exige o sal grosso para poder ser selada, junto a ele podem ser adicionadas algumas ervas. Lembrando que toda carne deve ser salgada pouco tempo antes de ser assada para que não perca a umidade tornando-se secas.

Qual a melhor maneira de acender a churrasqueira?

O carvão deve ser colocado na churrasqueira em pequena quantidade, formando um pequeno ” montinho” e estar totalmente seco. No meio do montinho de carvão deve-se abrir um pequeno espaço e colocar um tablet de álcool sólido, que é bem mais seguro e ajuda na prevenção acidentes. Não esqueça de acender a churrasqueira alguns minutos antes de colocar a carne para que ela já se aqueça, a dica para encontrar a temperatura ideal é colocar sua mão a 15 cm acima das chamas e contar até 5, se sentir a temperatura da mão muito elevada antes de terminar a contagem a churrasqueira está muito quente e se ultrapassar o n° 5 sem desconforto a temperatura ainda está muito baixa.

Churrasco combina com o que?

Sempre que pensamos em churrasco pensamos em arroz, maionese e farofa para acompanhar. Mas podemos outros tipos de acompanhamentos podem fazer muito sucesso, entre eles estão a salada de rúcula, abobrinha e cebola assadas na churrasqueira, queijos e arroz carreteiro. Solte sua imaginação e crie novos pratos.

E para os vegetarianos?

Os vegetarianos também são muito bem vindos a esse evento. Opções como abobrinha, cebola, tomate e pupunha assados fazem muito sucesso. Para inovar e deixar o cardápio mais variado os espetinhos de legumes e frutas são incríveis.

Como montar um kit?

Um bom churrasqueiro vai precisar de alguns itens para o preparo da carne. Entre eles podemos incluir: facas, pinças, tábuas, pegadores, garfos e kits para servir.

Esperamos com essas dicas você tenha um churrasco muito mais gostoso. Se precisar de itens para seu churrasco clique aqui e conheça a variedades de produtos da Casa Joka.